Este é um sistema que eu usei para aprender a pilotar helis e para afinar sem partir nada desde o primeiro dia desde o primeiro voo, eu aprendi isto no fórum de Ikarus e ai há centenas de pessoas que aprenderam a voar desta forma e o mais importante sem partir nada de nada.
Ora aqui vamos:
Precisamos de fazer uma base (heliporto), no chão deve de ser deslizante mármore, azulejos ou madeira cortar um quadrado 20x20cm , se for para um microheli da ECO. para um ECO o Eolo ou similar 30x30 ou 40x40 para um 30
Glow..
Ex:
Coloca o heli com os patins na base e de cauda para ti.
O heli não devem transportar qualquer tipo de borracha ou similar nos patins para travar o deslize em cima da base. Também não se deverá levar as bolas de treino.
Agora e que já está tudo feito, começamos a dar gas ao heli lentamente muito lentamente quando digo que é muito, é muito devagar. Para ir vendo como reaciona.
O que vai acontecer:
A cauda tendera a tendência para se deslocar para a direita (em alguns helis ... é o contrário). Isso é normal.
O que temos de fazer é controlar a cauda e que não se mova mais de 6 graus para nenhum dos lados.
Ao mesmo tempo que vamos ter de compensar para que o corpo do heli não vaia a direita nem a esquerda, sem deixar o quadrado desenhado(base).
Se, em algum momento, aceleras e a cauda move-se mais de 6 graus ou algum patim do heli está fora do quadrado significa que caiu, significa que falhas-te se estivesses no ar já estavas a preparar a carteira deves de chatear-te contigo mesmo e leva-lo em serio e com disciplina.
Volta a colocar o heli na base em posição inicial e tente novamente.
.
E assim uma e outra vez e outra e outra e outra e outra bateria e outra e outra e outra ......
Ao princípio não podes passar de 1/3 do stick mas gradualmente iras para além desse ponto.
A partir de 1/3 stick do helicóptero também vai mover-se mais rápido e em mais sentidos o que tens que fazer é corrigir e corrigir .Nunca deves de deixar a BASE.
Sendo assim já te iras dando conta das afinacoes necessárias , vibração, etc (não devemos tocar nos trims em excesso visto que se afinam melhor quando já estamos a tentar fazer estaciona-rios entre um metro e um metro e meio).
Estas a melhorar acredita e ainda não partiste nada nem uma peça.
Neste período, o heli nunca deve de levantar na sua totalidade também deve de ter em conta o control de gas deve de ser suave e não a dar stickasos.
Também não podemos cortar o gás de repente pela mesma razão, mesmo estando no chão é como se estivesses no ar ...
Lentamente, te darás conta que cada vez o dominas mais ate chegar a um ponto que o heli já vai estar a ponto de despegar estando apoiado em só um patim, flutuando sobre a base.
Para atingir este ponto é muito relativo uns pilotos 3 baterias e outros 100 .... O mais importante é ter Disciplina.
Quando já tenha totalmente dominado o de estar a flutuar sobre a base em um patim, em um único Patim.
Coloque as bolas de treino ... que agora começa o melhor.
Levanta-lo 1m máximo por em cima do chão e volta a aterrar em cima da base, Respira ja voaste já voaste já voaste e ainda não partis-te nada
Voltas a treinar outra vez a 1m quando já estes cómodo e sem medo parabéns.
Acabas de chegar!, e de aprender o mais difícil de pilotar Helicópteros uma vez chegado a este ponto já podes desfrutar do teu heli e não estar com medo a partir alguma coisa, porque foste adquirindo habilidades durante todo o processo e já não te vai apanhar TAO desprevenido.
Espero que seja uma info util, haverá outros métodos melhores talvez, mas este foi com o que eu aprendi e se com este post posso ajudar a uma só pessoa a um só companheiro pois de verdade que me alegrara o dia.
Aqui podem encontrar a versão original em inglês
http://www.dream-models.com/eco/flying-index.html
Isto tudo acompanhado de simulador muito simulador claro.
Um abraço e a praticar esses hovers...
Jotaluz